Nos finais dos anos sessenta Janis Joplin tornou-se um ícone e emancipou o papel da mulher no rock. Apesar da área dela ser os blues muitos dos temas hoje incluem-se numa vertente bem mais forte. Graças a Janis muitas raparigas começaram a despontar para a música enquanto outras já lá estavam. Falar de mulheres no rock obriga a mencionar nomes como Tina Turner ou até mesmo Cher, verdadeiras percursoras daquilo que se seguiria e que ainda hoje se mantêm bastante activas.
Na década de setenta estávamos em plena expansão do rock e no vértice da explosão de bandas de todo os géneros dos Kiss aos Deep Purple nasceu de tudo um pouco. Foi a era do Heavy Metal (primeira vaga), o Hard Rock, Country Rock e até do rock sinfónico, era rock para todos os gostos. Foi durante estes anos que surgiu a primeira banda totalmente feminina, The Runaways (Sandy West - Joan Jett - Cherie Currie - Lita Ford). A força do grupo assentava nas guitarras de Joan e Lita, sendo que a primeira era a vocalista de serviço. O grupo teve uma carreira bastante recheada de sucesso até à sua separação. Joan Jet funda os Blackhearts e segue em frente o mesmo faz Lita Ford, ambas ainda no activo. As Runaways vieram demonstrar que as mulheres podem fazer bom rock, mesmo duro, e tocam instrumentos tão bem como qualquer homem, até aqueles que eram domínio masculino, como a bateria. No campo das bandas femininas ainda merece destaque os Heart, as manas Wilson que apesar dos anos continuam a fazer bom rock.
Desde há muito que era frequente ver-se uma mulher acompanhada com uma guitarra acústica, mas eléctrica era uma raridade. Talvez Lita Ford tenha sido a que melhor demonstrou saber como usar uma guitarra eléctrica e ganhou o respeito dos homens por isso.
Abertas as portas os finais de setenta e todos os anos oitenta assistiram ao emergir de uma nova vaga de mulheres no rock desde guitarristas a vocalistas elas ocuparam o seu espaço e deixaram a sua marca na história. As Rock Godess, Lee Aaron, Pat Benatar, Vixen, Suzy Quattro e por cá os Roquivários com a Midus no baixo e voz, estas as mais antigas cujas carreiras ocuparam os anos oitenta com o ressurgimento do rock mais pesadote e da rainha guitarra. Foi o despontar de excelentes guitarristas femininas, Jennifer Batten uma dos exemplos mais fulgurantes e cuja técnica de execução deixa muitos homens de olhos em bico (e uma conhecida foto promocional dela também he he he). Durante muito tempo ela é a guitarrista de referência de Michael Jackson, anos mais tarde integraria a banda de Jeff Beck.
Os anos noventa trouxeram novas bandas femininas: Veruca Salt, L7, Anti-hero, Jaggedy Ann e cá no burgo as Black Widows. O conceito de só para homens desapareceu e há cada vez mais mulheres (Finalmente xD, antes eram só cabeludos e barbudos,) a tocar em bandas. É certo que o rock pesado ainda contém muito de masculino, mas as coisas já não são o que eram.












0 Response to "O rock também é das mulheres! xD"